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Nesta guia será colocado referências de artigos, textos mais teóricos acerca dos temas tratados na página principal, para aqueles que tiverem o interesse ou curiosidade em informar-se melhor. Estarei sempre a atualizar esta página sendo que, colocarei sempre no final da página as novas referências.

Espero que os artigos possam ajudá-los, 

Taline Puccinelli.



Artigo 1 - INTEGRAÇÃO DA WEB 2.0 AO CURRÍCULO: A GERAÇÃO WEB CURRÍCULO

Autores: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida & Maria Paulina de Assis

Resumo:
Este artigo trata do conceito de Web 2.0 no âmbito da prática pedagógica que integra as tecnologias digitais ao currículo. Apresenta uma breve revisão da literatura nesta área e analisa as evidências do uso da Web 2.0 em trabalhos científicos e relatos de experiências apresentados em um evento científico denominado Seminário Web Currículo, realizado em uma universidade brasileira a partir da iniciativa de um grupo de pesquisadores de tecnologias em educação. Argumenta-se que a Web 2.0 tem potencial para facilitar a inovação pedagógica, entretanto, isto depende de uma série de fatores tais como: infraestrutura tecnológica nas escolas públicas; capacitação dos educadores para uso das tecnologias; pesquisa sobre os melhores usos das tecnologias para as abordagens pedagógicas baseadas na concepção de educação transformadora; políticas públicas que respaldem projetos de ensino e pesquisa. Por estas razões, a integração do trabalho de pesquisadores e educadores e o trabalho conjunto entre a universidade e os órgãos governamentais responsáveis pelas políticas de educação são de fundamental importância.

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Artigo 2 - Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos.

Autores: Sara Pereira, Luís Pereira & Tiago Dias Ferreira

Este documento não possuí um resumo, mas recomendo a leitura dele pois é um documento muito completo que faz uma abordagem da Educação para os Media na Europa e em especial em Portugal.

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Artigo 3 - IMIGRANTES E NATIVOS DIGITAIS: UM DILEMA OU DESAFIO NA EDUCAÇÃO?

Autores: Marisilvia dos Santos, Suelen do Carmo dos Anjos Scarabotto, Elizete Lucia Moreira Matos.

Resumo:

O presente artigo apresenta a complexidade de entender como um indivíduo residente na era digital utiliza os recursos que as tecnologias da informação e da comunicação disponibilizam. Conceitua os termos nativos digitais e imigrantes digitais e discute suas características, com base nos autores Palfrey e Gasser (2011). Autores como: Guerreiro (2006), Guzzi (2010) e Tori (2010) denotam a emergência de se infiltrar e adequar às novas exigências do século XXI. Exigências que demandam uma educação da qual as tecnologias reduzem as distâncias de ensino e aprendizagem e impulsiona a utilização de tecnologia inovadora. Tem como objetivo propor uma reflexão crítica sobre a era digital e sua influência na formação de professores. Plantou-se como problema de pesquisa: Como se caracteriza o grupo de professores matriculados na disciplina Paradigmas Educacionais na Prática Pedagógica e como se articulam com os nativos digitais? O estudo insere-se numa abordagem qualitativa e quantitativa de pesquisa, tipo pesquisa-ação, da qual realizou-se uma observação e um questionário, aplicado a 17 professores, sendo mestrandos, doutorandos e outros especialistas que se encontram no processo de formação de professores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, cursando a disciplina Paradigmas Educacionais na Prática Pedagógica. Os resultados revelaram que 6% se situa como nativo digital e 88% como imigrante digital e se articulam com os nativos digitais de forma, ainda, tímida. 


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Artigo 4 - Nativos Digitais ou Navegadores Errantes? Educação para os Média e Formação de Leitores no Século XXI


Autora: Dulce Helena M.R. Melão


Resumo: 
Na última década, temos vindo a assistir a mudanças profundas na forma como comunicamos e lidamos com a pletora de informação que chega até nós. Tal (r)evolução repercute-se na Escola, implicando uma reflexão permanente sobre as interações dos alunos com o novo mundo digital. Assim, os objetivos desta comunicação serão: a) fazer uma breve revisão de literatura sobre o estado da arte do debate em torno da hipotética dicotomia nativos/imigrantes digitais, aferindo o seu impacto no plano educacional; b) discutir quais as competências de leitura requeridas no quadro abrangente da Educação para os Media, face à atual dieta mediática dos jovens, mormente o seu uso incrementado da Internet; c) rever o perfil atual do leitor, apreciando a necessidade de implementação de estratégias de leitura online que possam fomentar competências em literacia mediática. Conclui-se que há necessidade de refletir sobre novas estratégias de leitura online que sustentem uma apreciação crítica dos conteúdos dos media, objetivando uma cidadania proactiva. 


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Artigo 5 - Os Blogs como Mídia Digital na Educação: Diálogos Possíveis 

Autor: Eduardo Fofonca1

Resumo: 
As temáticas abordadas pelo sistema de comunicação dos blogs são as mais variadas, (políticas, moda, turismo, música, educação). Na Educação, os blogs, têm sido adotados desde meados dos anos 2000. Nesse sentido, torna-se importante delinear mais profundamente a comunicação e a sua interface com a educação para observamos como os blogs, enquanto uma mídia digital, pode reorientar caminhos da aprendizagem e auxiliar na construção de uma educação contemporânea, através das práticas comunicacionais e educativas coerentes com a sociedade atual.


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